KPIs essenciais de comércio eletrônico para negócios on-line em 2022
Publicados: 2022-01-03Índice
Os KPIs são uma parte vital de qualquer estratégia de negócios no caminho para o sucesso. No entanto, o fluxo significativo de dados de compras on-line pode tornar difícil para as marcas de comércio eletrônico identificar quais KPIs devem ser observados para um melhor desempenho dos negócios. Este artigo fornecerá os KPIs de comércio eletrônico mais essenciais que são cruciais para medir o progresso e o sucesso de qualquer negócio online.
O que são KPIs de e-commerce?
Os KPIs, ou Indicadores Chave de Desempenho, são medidas quantificáveis que ajudam a avaliar o progresso geral de um negócio. Os KPIs de comércio eletrônico referem-se a muitos pontos de dados relacionados a vendas, marketing, operação e iniciativas estratégicas para avaliar os sucessos e deficiências dos negócios on-line durante um período de tempo.
Por exemplo, um comerciante de comércio eletrônico pode definir um KPI de geração de 2.000 novos clientes até o final deste ano. Este é um exemplo de um bom indicador-chave de desempenho, pois menciona tanto a meta quantificável de novos clientes quanto o prazo para que a meta seja concluída.
Às vezes, KPIs e métricas são usados de forma intercambiável, pois ambos são valores quantificáveis para medir o desempenho dos negócios. No entanto, lembre-se de que as métricas são pontos de dados simples para rastrear o progresso dos negócios, enquanto os KPIs se relacionam a uma meta de negócios específica e refletem o sucesso da empresa em atingir essa meta. Portanto, um KPI é uma métrica, mas nem todas as métricas são KPIs.
Por que os KPIs de comércio eletrônico são importantes?
O objetivo final de qualquer negócio de comércio eletrônico é oferecer uma excelente experiência de compra, aumentar a taxa de conversão e multiplicar as receitas. No entanto, esses objetivos podem ser difíceis de alcançar se as marcas online não estabelecerem metas específicas para diferentes aspectos do negócio. Portanto, os KPIs desempenham um papel importante no desenvolvimento de qualquer negócio de comércio eletrônico:
- Aumente as vendas on-line: depois que os KPIs de comércio eletrônico são definidos, é possível que os proprietários das lojas acompanhem os KPIs relacionados às vendas, como taxa de conversão ou valor da vida útil do cliente. A análise desses dados pode ajudar os lojistas a tomar as medidas adequadas para influenciar os visitantes e o comportamento do cliente para gerar mais leads de vendas.
- Obtenha insights orientados por dados: é evidente que os dados são indispensáveis para todas as decisões que você toma como proprietário de uma empresa. Os KPIs de comércio eletrônico revelam insights profundos com base em dados em tempo real.
- Ajustar a estratégia de negócios: A utilização de uma combinação de KPIs eficazes ajuda a identificar problemas urgentes para resolver imediatamente e reconhecer as oportunidades esperadas. A análise de KPIs é a base para os empresários fazerem ajustes na estratégia de negócios.
O que torna um KPI de comércio eletrônico eficaz?
Cada área de negócios requer seu próprio conjunto de KPIs desejados que são adequados para a estratégia de desenvolvimento de negócios. Este caso é especialmente verdadeiro quando se trata de negócios de comércio eletrônico. Existem alguns fatores-chave para determinar um KPI eficaz que fornece insights úteis e acionáveis sobre o desempenho dos negócios:
- Relevante para os objetivos de negócios: os KPIs escolhidos devem estar alinhados com os objetivos de negócios. Eles devem impactar diretamente o resultado final e também apoiar a estratégia geral de negócios.
- Mensurável: KPIs eficazes devem ser quantificáveis e facilmente calculados, em vez de se concentrar em questões generalizadas.
- Atingível: Um KPI eficaz deve ser possível de ser alcançado no prazo determinado. Além disso, os comerciantes de comércio eletrônico devem se concentrar na consistência dos KPIs selecionados em um estágio específico de crescimento dos negócios.
Tipos de KPIs de comércio eletrônico
Existem muitos KPIs que variam dependendo das diversas operações de negócios. Os KPIs de comércio eletrônico normalmente são divididos em cinco categorias principais:
- Vendas
- Marketing
- Atendimento ao Cliente
- Gerenciamento de Projetos
- Fabricação
KPIs essenciais de comércio eletrônico para negócios online
Embora o número de KPIs de comércio eletrônico seja quase infinito, existem alguns indicadores-chave de desempenho essenciais que as lojas online devem considerar cuidadosamente para medir o desempenho dos negócios:
KPIs de comércio eletrônico para vendas
1. Taxa de conversão
Taxa de conversão é um termo familiar para qualquer empresário online. Simplificando, a taxa de conversão é a porcentagem de clientes que compram coisas em suas lojas online. A taxa de conversão ajuda os lojistas a identificar quais canais são mais adequados para promover determinados produtos e determinar a eficácia de diferentes campanhas para melhores decisões estratégicas no futuro.
Taxa de conversão = (o número de clientes comprados/o número total de visitantes) x 100%
Por exemplo, se seu site recebeu 50.000 visitantes e 5.000 pedidos no mês passado, a taxa de conversão é (5.000/50.000) x 100% = 10%.
2. Abandono do carrinho de compras
O abandono do carrinho de compras é a porcentagem de pedidos que os clientes adicionaram ao carrinho de compras, mas não concluíram a compra por qualquer motivo. A taxa de abandono do carrinho de compras pode revelar por que os clientes decidiram não continuar comprando seus produtos, para que você possa fazer ajustes em suas lojas para uma melhor taxa de conversão na próxima vez.
Taxa de abandono do carrinho de compras = (transações abandonadas/número de carrinhos de compras criados) x100%
Por exemplo, se sua loja teve 300 carrinhos de compras criados, mas apenas 40 compras, a taxa de abandono do carrinho de compras é (260/300)x100% = 86,67%
3. Valor vitalício do cliente
O valor da vida útil do cliente dá às marcas de comércio eletrônico o lucro médio dos clientes. Este é o valor da receita obtida de um cliente após subtrair o custo de aquisição e serviço. Isso pode ser analisado para desenvolver estratégias que não apenas atraiam novos usuários, mas também retenham os existentes para gastar mais.
Por exemplo, se um comprador típico visitar uma vez por mês e gastar US$ 50 por vez por uma vida útil média de 3 anos, o valor da vida útil do cliente será de US$ 50 x 12 meses x 3 anos = US$ 1.800
KPIs de comércio eletrônico para marketing
4. Tráfego do site
O tráfego do site refere-se ao número total de visitantes da sua loja online. Esse KPI é a espinha dorsal de qualquer negócio de comércio eletrônico porque reflete todos os esforços de marketing durante um determinado período de tempo.
5. Origem do tráfego
Não importa quais estratégias de marketing sua loja online esteja usando, é sempre essencial saber de onde vem o tráfego, incluindo pesquisa orgânica e paga, como campanhas, mídias sociais, outros sites e assim por diante.
6. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que saem depois de navegar em apenas uma página. A taxa de rejeição pode ser encontrada dividindo o número de visitas de uma página pelo número total de visitas à loja online. Este número deve ser mantido o mais baixo possível.
KPIs de comércio eletrônico para atendimento ao cliente
7. Índice de satisfação do cliente (CSAT)
A pontuação de satisfação do cliente (CSAT) é uma métrica de fidelidade do cliente para avaliar o grau de satisfação de um cliente com um determinado produto, serviço ou experiência geral de compra. Os comerciantes on-line podem medir essa métrica pedindo aos clientes que preencham pesquisas e registrem suas respostas com uma escala numérica de 1 a 5 ou uma resposta curta. Algumas perguntas frequentes a serem feitas aos clientes para medir o SCAT são:
– Quão satisfeito você está com nossos produtos?
– Como você classificaria sua satisfação geral com os produtos que recebeu?
– Até que ponto nossos produtos e serviços atendem às suas expectativas?
– Qual a probabilidade de você comprar novamente conosco?
– Você tem algum outro comentário ou sugestão para nós?
8. Pontuação líquida do promotor (NPS)
Além do CSAT, o Net promoter score (NPS) é outro KPI para medir a satisfação dos clientes com a marca e os produtos. O NPS fornece insights profundos sobre os relacionamentos com os clientes, revelando a probabilidade de os clientes estarem dispostos a recomendar sua marca a outras pessoas.
KPIs de comércio eletrônico para gerenciamento de projetos
9. Orçamento
Este KPI parece simples, mas altamente crucial para qualquer tipo de negócio em geral. Orçamento refere-se à quantidade de dinheiro que você alocou para um projeto específico. Um orçamento ideal deve ser realista, e repetidamente acima do orçamento pode ser um sinal de alerta de que o planejamento do projeto precisa de alteração imediata.
10. Retorno do investimento (ROI)
O KPI de retorno do investimento é uma das métricas mais importantes que as marcas online devem levar em consideração. O ROI demonstra a quantidade de retorno gerada em um investimento específico. Os dados de ROI ajudam os lojistas a avaliar o desempenho de um investimento.
ROI = (o lucro obtido em um investimento/o custo desse investimento) x100%
Por exemplo, um investimento com lucro de $ 300 com um custo de $ 300 teria um ROI de (300/300) x100% = 100%
Conclusão
Existem muitos indicadores-chave de desempenho que são indispensáveis para o desenvolvimento de negócios. Avaliar os KPIs adequados pode ajudar os comerciantes on-line a obter uma compreensão profunda do desempenho dos negócios para tomar melhores decisões em relação a fatores estratégicos. Os proprietários de lojas de comércio eletrônico devem se equipar com um conjunto de KPIs bem projetado e monitorado regularmente para avaliar rotineiramente o progresso dos negócios e fazer ajustes críticos quando necessário.